segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Parábola do Índio


Certa vez, um velho índio, descreveu assim os seus conflitos internos:

"Existem dentro de mim dois lobos, um deles é cruel e mau, e o outro é muito dócil e bom. Eles estão sempre a lutar."

Então perguntaram-lhe qual dos cães ganharia a luta.

O sábio índio parou, reflectiu e respondeu:

"Aquele que eu alimentar."

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

"Em época de paz, os filhos enterram os pais, enquanto em época de guerra são os pais que enterram os filhos"


Heródoto, "Histórias"
Grécia Antiga[-484 a -425]Historiador

Mahathma Ghandi

“Seja a Mudança que quer ver no Mundo”

Mahathma Ghandi

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Filhos de Pais em Guerra

http://videos.sapo.pt/ih7WnLAVHVNuPWi5Z27z



Pais e filhos afastados na guerra do divórcio - Grande Reportagem SIC, 16/11/2009

Nota: Caso não consigam visualizar o vídeo na página cliquem no link para acesso ao mesmo

Considero esta Reportagem ilustrativa da amplitude comportamental que um ser humano é capaz de ter. Foi reconfortante ver a capacidade de uma mãe em colocar os interesses dos filhos em primeiro lugar, a sua estabilidade emocional e o amor que se sentia e se via nos seus gestos, no seu olhar, na sua voz. Foi revoltante e causador de repugna ver uma outra mãe a emanar ódio por todos os poros do seu corpo, com uma voz que destilava maldade a cada palavra, um olhar carregado de raiva somados a gestos bruscos e agressivos. Senti tristeza ao pensar nos seus filhos e no pai deles. Senti também repugna pela demora e qualidade das decisões que imperam no nosso sistema judicial e simultaneamente esperança na voz de associações como a "Pais para sempre" nas palavras de Jaime Roriz e no Instituto Português de Mediação Familiar liderada por Maria Saldanha que proferiu tão sábias palavras.

Um beijo para a minha filha Diana, filha de pais ainda em Guerra.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

O frasco de Maionese

Um professor, durante a sua aula de filosofia sem dizer uma palavra, agarra um frasco de maionese e esvazia-o... tirou toda a maionese e encheu-o com bolas de golf.
A seguir perguntou aos alunos se o Frasco estava cheio. Os estudantes responderam sim.

Então o professor agarrou uma caixa cheia de Caricas e meteu-as no frasco de maionese. As Caricas encheram os espaços vazios entre as bolas de golf.
O professor voltou a perguntar aos alunos se o frasco estava cheio, e eles voltaram a dizer que sim.

Então...o professor foi buscar outra caixa...uma caixa cheia de areia e esvaziou-a para dentro do frasco de maionese. Claro que a areia encheu todos os espaços vazios e uma vez mais o pofessor voltou a perguntar se o frasco estava cheio. Nesta ocasião os estudantes responderam de forma unânime: "SIM!".

De seguida o professor acrescentou 2 chávenas de café ao frasco e claro que o café preencheu todos os espaços vazios entre a areia. Os estudantes nesta ocasião começaram a rir-se...mas repararam que o professor estava sério e este disse-lhes:

'QUERO QUE SE DÊEM CONTA QUE ESTE FRASCO REPRESENTA A VIDA'

As bolas de golf são as coisas Importantes:

Como a familia, os filhos, a saúde, os amigos, tudo o que vos apaixona.
São coisas, que mesmo que se perdessemos tudo o resto, as nossas vidas continuariam cheias.

As caricas são as outras coisas que têm importância como:

O trabalho, a casa, o carro, etc.

A areia representa o que resta... as pequenas coisas.

Se pomos em primeiro lugar a areia no frasco, não haveria espaço para as caricas nem para as bolas de golf. O mesmo acontece com a vida.

Se gastássemos todo o nosso tempo e energia nas coisas pequenas, nunca teríamos tempo ou espaço para as coisas que realmente importam.

Presta atenção às coisas que são cruciais para a tua Felicidade.

Brinca ensinando os teus filhos,
Arranja tempo para ires ao medico,
Namora e vai com a tua/teu namorado/marido/mulher jantar fora,
Pratica o teu desporto ou hobbie favorito.

Haverá sempre tempo para limpar a casa e reparar as canalizações. Ocupa-te das bolas de golf em primeiro lugar, das coisas que realmente importam.

Estabelece as tuas prioridades, o resto é só areia...

Um dos estudantes levantou a mão e perguntou o que representava o café.

O professor sorriu e disse:

"...o café é só para vos demonstrar, que não importa o quanto a vossa vida esteja ocupada, haverá sempre espaço para um café com um amigo."

DEFICIÊNCIAS

'Deficiente' é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.

'Louco' é quem não procura ser feliz com o que possui.

'Cego' é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.

'Surdo' é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês.

'Mudo' é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.

'Paralítico' é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.

'Diabético' é quem não consegue ser doce.

'Anão' é quem não sabe deixar o amor crescer. E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois:

' A amizade é um amor que nunca morre'


Padre António Vieira























Padre António Vieira

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

The art of exceptinal living by Jim Rohn

O meu amigo Pedro Ribeiro emprestou-me este audio book que é simplesmente genial. Muito bom!!!. Jim Rohn consegue com uma linguagem acessível e directa ilustrar a vida como é. Tudo isto com muita sapiência e algum humor à mistura que nos leva a ouvir com verdadeiro prazer as suas palavras. Fortemente recomendável. Obrigado Pedro por me apresentares o mundo dos Audio Books, as minhas viagens de carro vão passar a ser bem diferentes, para melhor ;)

http://www.amazon.com/Art-Exceptional-Living-Jim-Rohn/dp/0743529065/ref=sr_1_3?ie=UTF8&s=books&qid=1257347238&sr=8-3

Picos e Vales, Spencer Johnson

Muito fácil e rápido de ler... e com conteudo.

http://www.wook.pt/ficha/picos-e-vales/a/id/2552138















Sinopse

Era uma vez um rapaz que vivia num vale. Não estava contente com nada, nem com os empregos, nem com os amigos, nem sequer com a família. Olhava para os picos majestosos à sua volta, e sonhava subir à mais alta de todas as montanhas. Um dia, finalmente, teve coragem. E, contra os conselhos de todos, pôs-se a caminho. Quando chegou ao cume, depois de uma longa viagem, conheceu um velho sábio, que o ouviu atentamente e lhe deu alguns conselhos preciosos. Foi a primeira de muitas escaladas, a primeira de muitas lições. Aos poucos o rapaz percebeu que tudo o que aprendia no pico lhe era útil no vale - e vice-versa. E quase sem dar por isso, a sua vida começou a mudar…

Picos e Vales é uma poderosa história de Spencer Johnson, o mais lido e conhecido autor de parábolas de todo o mundo. Ao ler este livro, vai descobrir que os altos e baixos desta vida estão estreitamente ligados, e que todas as nossas acções quando estamos no vale influenciam o modo como chegaremos ao cume.

O Gestor-Minuto, Spencer Johnson e Ken Blanchard

Muito fácil e rápido de ler, directo e orientado para resultados. Muito bom.

http://www.wook.pt/ficha/o-gestor-minuto/a/id/178543/filter/














Sinopse

É rápido. É simples. E resulta! Um best-seller internacional há mais de duas décadas, com 12 milhões de exemplares vendidos e traduzido para 27 idiomas, O Gestor-Minuto é um clássico no campo da gestão! O Gestor-Minuto é uma fábula de negócios concisa e acessível que revela como utilizar as três ferramentas indispensáveis para o sucesso nos negócios: Os Objectivos-Minuto, os Elogios-Minuto e as Repreensões-Minuto. Há mais de 20 anos que milhões de gestores em todo o mundo têm vindo a seguir as técnicas simples e eficazes apontadas neste livro, resultando num aumento de produtividade e satisfação pessoal, e trazendo prosperidade às empresas - e aos seus colaboradores!